Resenha Crítica – Águas Cálidas

por Mario de Lima

Alex volta à praia onde nasceu depois de muitos anos, com o intuito de consertar os erros do passado e em busca de redenção, por se sentir responsável pelo sofrimento de muitas pessoas que amava.

Nessa busca por perdoar a si mesmo conhecerá Daniel, surfista de origem humilde e vinte anos mais jovem, que também tenta dar um sentido à própria vida e fugir do destino miserável a que parece estar condenado, caso continue vivendo em “Armação dos ventos”.

A inexorável força do destino parece arrastá-lo a um caminho de decepções e fracassos do qual ele tentará desesperadamente fugir, com o auxílio de sua prancha, do imenso talento como surfista e do amor incondicional que descobrirá nos braços de Alex.

O encontro desses dois personagens desencadeará uma série de acontecimentos que os fará questionar tudo o que já viveram, e possam vir a viver a partir de então, e também afetará a todo o entorno de ambos.

Ninguém sairá ileso dessa voragem de paixões que poderá levá-los a uma vida de pleno amor ou a uma desgraça sem precedentes. E tudo vai depender da decisão que finalmente tomem.

Não se enganem: “Águas cálidas” não é uma leitura fácil e adocicada como alguém menos informado possa pensar ao ler a sinopse.

O enredo é muito mais profundo do que se possa imaginar a uma simples vista. Envolve lares desfeitos, decisões equivocadas,paixões desenfreadas e todo um universo familiar que se desenvolve em uma cidade praiana, principalmente retratando sua parte mais sufocada pelas contingências: homens, mulheres e crianças que vivem por e para a pesca.

O relacionamento homossexual de seus personagens principais é o fio condutor da trama, mas o livro é muito mais que isso e merece uma atenção especial por parte dos leitores (gays ou não).

Deixando de lado algumas citações equivocadamente grandiloquentes, um vocabulário às vezes equivocado, pela história estar centrada em gente humilde, e por algumas expressões que tornam algumas frases piegas e pedantes, “Águas Cálidas” é de leitura obrigatória a todo aquele interessado em uma boa literatura, com um desenvolvimento enxuto, uma narrativa ágil e um desfecho surpreendente.

Kiko Riaze se firma como um bom escritor e um excelente criador de personagens e situações que nos levam a ficar ansiosos por sua próxima obra.

Quer adquirir o livro? Clique AQUI . Compra com cartão de crédito e boleto através do sistema PagSeguro.

Qualquer dúvida, mandar e-mail para kikoriaze@hotmail.com ou DM através da minha conta no Instagram.