Informações de qualidade e discussões importantes a respeito do tema LGBT pontuaram o I Encontro Literário LGBT de Rio Claro, que aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de maio no interior de São Paulo.

O evento realizado pelo Grupo Auê com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio Claro e do Governo do Estado de São Paulo, reuniu artistas e militantes e levou para a cidade palestras, lançamento de livros, oficinas de literatura e redação, mostra de filmes, mesa redonda e debates entre autores e leitores.

Eu participei do evento conduzindo a palestra “A Literatura Fora do Armário”, onde tracei um panorama das produções literárias com conteúdo homossexual desde o final do século XIX até os dias atuais e discuti as diferentes abordagens sobre o tema, a caracterização dos personagens gays ao longo da história, a visão dos autores, a questão dos rótulos e das identidades de gênero.

O público rioclarense lotou o teatro do Centro Cultural onde estava acontecendo o evento e participou ativamente dos debates.

“Ficamos muito satisfeitos com o resultado do I Encontro Literário LGBT e nem bem acabou já estamos pensando nas atividades para o próximo, aprendemos muito com esta experiência e tenho certeza que Rio Claro não será a mesma depois desse barulho que fizemos”, destacou Anselmo LC, organizador do evento e Coordenador do Grupo Auê de literatura.

O Encontro contou com a participação de mais de 300 visitantes nos 3 dias de evento, demonstrando que há grande interesse do público a respeito do tema e, mais do que isso, demonstrando que há, sim, espaço para uma discussão inteligente acerca da identidade e da produção cultural LGBT que vai muito além das festas e das paradas gays.

Parabéns aos organizadores, ao público e aos participantes que abrilhantaram o evento.

Que venha o próximo encontro!

Kiko Riaze

Jornal de Rio Claro dá destaque ao evento. Kiko Riaze na capa.
público na porta do evento
Kiko Riaze – palestra A Literatura Fora do Armário
público assistindo à palestra
Kiko Riaze ouvindo perguntas do público
Livros de Kiko Riaze
Drag leitora